terça-feira, 9 de outubro de 2012

 No dia 4 de outubro, comemorámos na sala de aula o Dia Mundial do Animal. Nesse dia escrevemos o seguinte texto:

Hoje é o Dia Mundial do Animal

Hoje, Dia Mundial do animal, tivemos 5 visitas especiais:  a Bruna trouxe de casa o seu casal de periquitos, a Julieta e o Chico;  o Tomás trouxe de casa as suas duas tartarugas: a Chanel e o Woody; o Ricardo trouxe a sua chinchila  que ainda não tem nome.
Os outros meninos que não trouxeram animais, falaram sobre eles.
Às dezoito horas, a mãe da Beatriz Noválio, trouxe o Pantera Eusébio, o gato da Beatriz para nós o conhecermos.



A Julieta e o Chico, da Bruna
O Pantera Eusébio, da Beatriz Noválio

O Woody e a Chanel, do Tomás

A chinchila do Ricardo
Vejam os desenhos que fizemos destes novos amigos:











A seguir, brincámos com as palavras construindo textos em que "Palavra puxa palavra". Primeiro fizemos um em conjunto, para percebermos como funciona este tipo de texto; depois a pares ou individualmente, construímos os nosso próprios textos e... foi muito divertido! Querem ler? 

Hoje é o Dia Mundial do Animal
Hoje é o Dia Mundial do Animal
Animal de estimação é o gato
Gato é nosso amigo
Amigo é também o cão
Cão é para brincar em casa
Casa é para onde os levamos
Levamos o cão ao jardim hoje
Texto coletivo

Hoje é dia  do animal.
Hoje é dia  do animal.
Animal que dorme.
Dorme não ressona e tem pesadelos.
Pesadelos fazem acordar.
Acorda meu animal que é hora de sair.
Sair de casa para o jardim.
Jardim para o cão passear hoje.
Hugo Faustino

Eu gosto muito do gato.
Eu gosto muito do gato.
Gato eu gostava de ter.
Ter um gato branquinho.
Branquinho como a neve a cair.
Cair da boca da minha mãe um sim.
Sim, podia comprar um cão.
Cão eu não quero ter.
Ter um gato quero eu.
Rita Rocha

Miminhos é uma tartaruga.
Miminhos é uma tartaruga.
Tartaruga muito lenta.
Lenta como um caracol.
Caracol que é uma espécie de animal.
Animal que gosta de andar ao ar livre.
Livre como um pássaro.
Pássaro que gosta de ter muitos miminhos. 
Rafael e Duarte Tomás

Animais são tão queridos.
Animais são tão queridos.
Queridos como uma mãe.
Mãe de um bebé é gulosa.
Gulosa é a girafa.
Girafa é herbívora.
Herbívora é a gazela.
Gazela é veloz.
Veloz é a chita e o leão, que são ferozes animais.
Pedro Teles e Raul Portugal

Animais  são  importantes
Animais são importantes.
Importantes são os animais de todo o mundo.
Mundo animal é engraçado.
Engraçado é o cão e o gato.
Gato é companheiro.
Companheiro e amigo é também o cão.
Cão e outros animais.
Beatriz Ribeiro e Beatriz Noválio
Animais que nós gostamos
Animais que nós gostamos
Gostamos de passarinhos e de gatos.
Gatos brincalhões são fofinhos.
Fofinhos são os passarinhos.
Passarinhos gostam de ser livres.
Livres são os animais.
Joel  e Tomás
Hoje é um dia especial.
Hoje é um dia especial.
Especial é o dia do animal.
Animal doméstico que nos faz companhia.
Companhia faz o cão.
Cão precisa de nós
Nós devemos tratar bem os animais.
 Animais que precisam de carinho.
Carinho devemos dar.
Dar principalmente hoje.
Andreia Costa
Woody é uma tartaruga
Woody é uma tartaruga
Tartaruga é um animal que sabe nadar
Nadar é também o que os peixes fazem
Fazem bolhinhas quando estão a respirar
Respirar é o que o gato, o periquito e o cão fazem
Fazem amigos quando estão a brincar
Brincar é o que eu gosto de fazer com o Woody
André e Gonçalo
Meg é o nome do meu cão
Meg é o nome do meu cão
Cão é o animal que eu mais gosto
Gosto também de muitos outros animais
Animais aquáticos e terrestres
Terrestres são os póneis, ursos e muito mais
Mais os aquáticos que são os golfinhos e as focas
Focas são giras mas também gosto de pássaros
Pássaros que voam voam e são lindos
Lindos como o meu cao Meg
Milena
Julieta e Chico, os periquitos
Julieta é a minha periquita.                
Periquita é verde.
Verde é a Julieta e azul é o Chico.
Chico é o namorado da Julieta.
Julieta é mais velha do que o Chico.
Chico é um bom companheiro.
Companheiro é o periquito.
Periquito é o Chico e a Julieta.
Julieta voa na gaiola.
Gaiola é grande.
Grande e fofinha é a Julieta.
Bruna Vitorino
Animais giros e fofinhos.
Animais giros e fofinhos.
Fofinhos são os coelhinhos e os peixinhos.
Peixinhos que são aquáticos.
Aquáticos que nadam na água.
Água que bebe o coelhinho e come cenouras.
Cenouras são boas e saudáveis.
Saudáveis são os nossos animais.
Beatriz Brilhante e Daniela


Mynta    é   a   minha   cadela    rápida .
Mynta    é   a   minha   cadela    rápida .
Rápida  como  um   avião.
Avião   que  a   levou   para  França.
França   é   o   país  que  ela  gosta.
Gosta  de  brinquedos.
Brinquedos  que  escolhe.
Escolhe  a   ração.
Ração de carne.
Carne que gosta de comer.
Comer é o que mais gosta a Mynta.
Daniel Carpinteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário