sexta-feira, 22 de março de 2013

Trabalhos de pesquisa

Durante as férias de Carnaval, pesquisámos sobre Luís de Camões, sobre a viagem de Vasco da Gama para a Índia, sobre o Infante D. Henrique, a Batalha de Aljubarrota e José Saramago e preparámos um cartaz para apresentar à turma. 
Nos primeiros dias de aulas, apresentámos à turma os nossos trabalhos.
























No final da sua apresentação, a Rita concluiu que:

         Quem queria chegar à Índia por mar foi o rei D. João II mas não conseguiu porque morreu. Diogo Cão subiu a foz do rio Zaire mas depois voltou para Portugal sem conseguir chegar à Índia. D. João II mandou Bartolomeu Dias que conseguiu passar o Cabo das Tormentas que passou a chamar-se Cabo da Boa Esperança, pois agora tinha uma boa esperança para chegar à Índia. Esse cabo separava o Oceano Atlântico, do Oceano Índico.
        D. Manuel, mandou Vasco da Gama para a Índia. Este homem conseguiu finalmente chegar à Índia por mar.
Os portugueses fizeram bastantes trocas comerciais com a Índia. Pois este país era rico em especiarias e outras coisas de que Portugal precisava.
        Quando Vasco da Gama voltou a Portugal, o rei D. Manuel I ficou tão grato que decidiu mandar construir um mosteiro em Belém, o Mosteiro dos Jerónimos rico no estilo manuelino.
Rita Rocha,  4ºE

Dia de S. Valentim

No dia 14 de fevereiro fizemos uns bonitos corações para oferecer a quem quiséssemos.









Milena

Sexta-feira foi o último dia na nossa escola da nossa colega Milena. Ela vai mudar de casa e com isso, também muda de escola. 
Para que se lembre sempre de nós, fizemos-lhe um livrinho de recordações, onde cada um lhe escreveu uma dedicatória.

Milena, deixas-nos muitas saudades e desejamos que sejas muito feliz!!!!!!!

Dia do Pai

Parabéns a todos os pais da nossa turma!!!!!





Dia do Eco-Escolas

No último dia de aulas do 2º período participámos nas inúmeras atividades organizadas para celebrar o Dia Eco-Escolas na nossa escola. Dividimo-nos em cinco grupos e resolvemos vários desafios que fizeram com que a tarde parecesse mais curta.













Dia da Mulher

 No dia 8 de março assinalou-se o Dia Internacional da Mulher. Nós não nos esquecemos disso e fizemos uma lembrança para oferecer às nossas mães.