sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

E o Natal está a chegar!

Esta semana teve como tema de fundo o Natal.
Começámos, logo na segunda-feira, por ir ao circo (oferta da Câmara Municipal). Todos gostámos muito: deliciámo-nos com os cachorrinhos, espantámo-nos com a magia, ficámos de boca aberta com os tigres, fartámo-nos de rir com os palhaços, ... Viemos de lá encantados e... felizes!
Na terça-feira apresentámos à turma a estrela que fizemos com a família! Eram todas tão diferentes e tão bonitas... A professora pendurou-as no tecto da sala e a sala ganhou logo outro colorido.
Na quarta-feira começámos a pintura do nosso pinheirinho. Foi um momento de criatividade de que resultaram trabalhos muito bonitos; também começámos a fazer os postais para os pais (ainda será surpresa?) e para os padrinhos.
Na quinta-feira terminámos os trabalhos (postais e pinheirinho) e fomos à sala dos padrinhos entregar os postais e cantar-lhes uma canção. Eles gostaram muito e agradeceram com bonitos desenhos de Natal. também fomos à Biblioteca ver um filme de Natal.
Hoje estivemos a ensaiar para a festa, com os alunos da manhã. Somos tantos!
E amanhã é o dia da nossa festa. Será uma boa surpresa para os pais e certamente um espectáculo para mais tarde recordar.


Parabéns Daniela!!!!

E hoje faz anos a Daniela. Foi com muita alegria que lhe cantámos os parabéns pelo seu sétimo aniversário.

Um beijinho muito grandes e que passes um resto do dia muito feliz.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Pedido ao Pai Natal


Meu querido Pai Natal....

Será que ainda vamos a tempo de pedir lápis de cor novos para levarmos para a escola? É que de tanto os usarmos (e afiarmos), alguns de nós já só têm 3 ou 4 lápis de cor no estojo e andamos sempre em pé, à procura do vermelho, do amarelo e de tantas outras cores que nos fazem falta...

Obrigada Pai Natal....

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Ver e olhar

Na semana passada, fomos ao ginásio da nossa escola visitar a exposição: "Ver e Olhar - Um percurso para uma literacia do olhar", disponibilizada pela Biblioteca Municipal do Seixal.
A professora Zélia guiou-nos e ajudou-nos "ler" as histórias que os pintores queriam contar quando pintaram os seus quadros.Nota: Os pais podem, com os filhos, visitar esta exposição (até ao final da semana). Os alunos saberão guiar-vos até ao seu quadro preferido.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Informações

Atenção à barra lateral: Informações (sobre a festa de Natal)

Parabéns Gonçalo!!!!!

Hoje o Gonçalo está de parabéns:
faz 6 anos!
Que passes um dia muito feliz
na companhia dos teus pais e mana!
Beijinhos grandes!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

PNEP - A que sabe a lua?

Na quarta-feira, a professora leu-nos o livro: "A que Sabe a Lua?" de Michael Grejniec.
Adorámos a história!
Os animais queriam provar um pedacinho da lua mas, por mais que se esticassem, não eram capazes de lhe tocar. Juntaram-se todos e no fim de muito esforço, conseguiram provar um pedacito da lua. A cada um, aquele bocadinho da lua, soube àquilo que cada um mais gostava.
A professora pegou então nesta última expressão e imaginámos a que é que teria sabido a lua a cada um dos animais da história e depois imaginámos, para cada um de nós, qual o sabor que a lua teria.
A professora trouxe então uma "lua" para nós provarmos (era uma bolacha de arroz) igualzinha à do livro! E soube-nos tão bem: a pipocas, a creme, a iogurte, a tulli branco, etc.
Então a professora apresentou-nos seis novos sabores para provar. Deu-nos uma bolacha e juntou um sabor que nós tentámos descobrir qual seria. Todos os sabores eram diferentes: uns eram doces, outros amargos, uns salgados, outros... Gostámos de uns, não gostámos de outros...


No fim, preenchemos no quadro uma tabela, onde contabilizámos quantos alunos tinham gostado, ou não, de cada sabor e uma ficha onde cada um de nós registou se gostou, ou não, de cada sabor.

p, t, l

Neste primeiro período, aprendemos oito letras: as cinco vogais e as letras p, t, l. Não foi fácil começar, mas agora tudo parece mais fácil. Com um bocadinho de atenção e dedicação as letras começam a fazer sentido e a querer formar palavras conhecidas.

Quando aprendemos o l, experimentámos uma lupa e divertimo-nos a observar as nossas letras através dela.

Ultimamente temos treinado muito a leitura e temos melhorado muito! Hoje lemos o nosso primeiro diálogo e gostámos muito de ouvir os nossos colegas a ler bem (e com entoação!).

Agora vêm aí as férias de Natal e não podemos deixar esquecer aquilo que aprendemos. Temos de ler todos os dias um bocadinho...

Parabéns Nádia!

E hoje a Nádia faz 6 aninhos!

Que tenhas um dia muito feliz junto da tua família.

Beijocas de todos nós!

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Fichas de avaliação

O Natal está aí à porta e com ele vêm as fichas de avaliação. Esta semana começamos a fazê-las: 5ª feira faremos a de Língua Portuguesa, 6ª feira, a de Matemática e para a semana, na 3ª feira, faremos a de Estudo do Meio.
Temos a agenda muito preenchida, não acham?